18 novembro 2010

Matéria do Globo Tijuca saiu no blog Bairros também com o passo a passo


Enviado por Renata Monti -18.11.2010 |14h00m
Grande Tijuca

Mulheres da Tijuca se unem para promover artesanato local

Os bordados e as costuras da vovó estão em alta. Na contramão do mercado industrial, que prioriza a pro-dução em grande escala, artesãs da Grande Tijuca dedicam horas de trabalho a itens exclusivos, que podem ser uma alternativa para as lembrancinhas de Natal. A elaboração de uma peça pode levar de 30 minutos a ias. Tecidos, botões, papelão, feltro e isopor são matérias-primas para grupos que se reúnem em busca de novas técnicas.

Há três anos, as Amigas Arteiras se conheceram na feira da Praça Edmundo Rêgo, no Grajaú, e passaram a promover encontros regulares para trocar experiências de artesanato. A agente de turismo Linda Nesi foi a primeira a deixar a profissão para se dedicar às caixas de papelão. Em seguida, a advogada Cristina Pratini deixou a profissão de lado para trabalhar com patchwork. E Cláudia Fayr, também advogada, investiu em peças de feltro. Além de confeccionar, elas dão aulas no Atelier Árvore de Retalhos, na Rua Uruguai, na Tijuca.

— A cartonagem me proporcionou outro tipo de vida. Estava em depressão quando comecei a fazer a minha primeira caixa. Virou profissão — conta Linda.

Mesmo certa de sua veia artística, que despertou aos 14 anos com a pintura a óleo, Cristina Pratini conheceu o patchwork e o fuxico anos depois:

— Eu me encantei com a técnica e aprendi sozinha. Mas lembro da minha avó fazendo tapetes e colchas.O prazer de ensinar é a motivação de Cláudia Fayr. Desde pequena, o passo a passo de itens de papel vegetal e decupagem era compartilhado com a família. O desejo de repassar conhecimento se multiplicou até ela se tornar professora.



Um comentário:

Vitória Pratini disse...

Mãezinha,
amei a reportagem!
Parabéns!
Eu amo os teus trabalhos e estou adorando acompanhar tua trajetória e tu estando cada vez mais famosa! hehe.
Te amo muito!
beijos,
Vi